Cassiano Vieira era um dos mais animados leiloeiros da Paróquia. Também entendido em futebol. E quando São Miguel pensou em formar sua seleção, pediram seus conselhos. Ele deu, sem cerimônia.
GOLEIRO: Eu acho que é de muita importância que a escolha do goleiro seja feita no meio de uns quinze frangos índios e ariscos soltos no quintal. O goleiro que pegar dois frangos de uma vez só, esse não é bocó e não vai deixar passar nenhum na hora do jogo.
BEQUE DE ESPERA: Tem de ser homão de chutar de bico bola pra frente no zero a zero. E chutar de bico canela de adversário com placar em desfavor. E se estiver a favor, tem de chutar pro alto bola pingada na área, bem alto, lá em cima, tão alto que dê tempo de puxar conversa enquanto a bola não volta: E a família como vai? Tudo na paz de Deus? E as crianças? E etecétera e tal.
LATERAIS: Nada de correr pra frente. Tem de correr de costas, pra trás, olho no olho do ponta, em velocidade parelha. Façam o teste. Convoquem os que não caírem sentados.
CENTRO MÉDIO: Tem de ser uma Trincheira no meio do campo. A bola não pode passar, mas se por acaso passar, o adversário fica estirado por ali.
MEIA DE LIGAÇÃO: Escolham quem tem canela fina. Nessa posição, nunca vi canela grossa jogar direito. Canela grossa nasceu pra ser beque ou pra desencalhar caminhão.
PONTA DE LANÇA: Convoquem o que melhor se desviar de boi bravo de fazenda.
CENTRO AVANTE: Convoquem o que levar uma cabeçada do mesmo boi e se levantar ligeiro sem perder o fôlego.
EXTREMAS: Façam o teste lá no campão de terra. Eles devem avançar com a bola e correr o mais que podem. Soltem, em seguida, um cachorro bravo atrás. Os que subirem no travessão do gol primeiro devem ser convocados.
SISTEMA DE JOGO: Eu aconselho o 2-3-5. Dois Padre-Nosso, Três Salve-Rainha e cinco Ave-Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário